Incentivar a leitura é uma boa ideia para estimular a criatividade, a imaginação, facilitar o aprendizado, ajudar a ampliar o vocabulário, adquirir cultura, aprimorar a escrita e desenvolver o pensamento crítico.
A exposição precoce da criança ao mundo literário nos vários círculos por onde passa mantém a sua imaginação e curiosidade no esforço de descobrir tudo o que existe por aí, um processo de descoberta muitas vezes difícil de realizar sem os devidos incentivos.
Como incentivar a leitura em casa?
Estimule a relação com os livros
É importante ter contato com os livros desde o período do berçário, logicamente, essa ligação deve ser feita de acordo com as possibilidades da idade e dos interesses que vão surgindo a cada nova etapa do processo de desenvolvimento da criança.
Em ambiente escolar, por meio do contato inicial com os livros, pode-se estimular a coordenação motora da criança, permitindo que interaja com materiais de diversas texturas muito comuns em livros elaborados para esta fase, despertando a imaginação da criança para tudo o que está no ambiente.
Escolha livros adequados à idade
Para os jovens leitores, encontrar o livro certo na hora certa pode fazer toda a diferença. Existem livros infantis para bebês, pré-escolares e para as crianças de acordo com a idade.
Desde a linguagem e o vocabulário usados até a relação entre texto e ilustrações, esses elementos podem tornar a leitura uma experiência memorável ou frustrante, por isso essa escolha adequada é tão importante.
Tenha um cantinho da leitura
Ao pensar em um ambiente de leitura, não deixe de organizá-lo com móveis adequados para a criança, como estantes, cestos ou até mesmo tapetes de leitura que permitam o contato espontâneo e fácil com os livros.
Para nós muitas vezes não existe um lugar confortável para ler, e para as crianças, essa ideia não é diferente, mas deve ser tratada com cuidado especial para inspirar os pequenos leitores no mundo mágico da história.
Tenha atenção às dificuldades
É comum que as crianças fiquem frustradas com a leitura quando encontram algum tipo de dificuldade que interfere em sua experiência. Isto pode dever-se a problemas de aquisição da fala e linguagem ou de leitura e escrita, dificuldades de interpretação de textos ou mesmo problemas de visão ou neurológicos.
Se seu filho mostrar sinais de dificuldade em se comunicar ou começar a escrever, mantenha-se motivado respeitando seu tempo e, se necessário, consulte um profissional. O acompanhamento precoce ajuda a evitar que pequenos problemas tenham efeitos duradouros no desenvolvimento e na relação do seu filho com a leitura.
Leia para a criança de forma divertida
Leia em voz alta para as crianças de forma divertida, despertando o interesse pela história e destacando os fatos da leitura. Considerar a leitura uma tarefa obrigatória é um dos principais motivos pelos quais a maioria dos adultos não lê. Para mudar isso, você precisa promover diferentes relacionamentos desde a fase do berçário.
A prática da leitura com as crianças deve ser dinâmica para que suas necessidades e sentimentos sejam expressos com fluência e naturalidade, ou simplesmente desfrutem do mundo imaginário que caracteriza essa fase. Dê vida aos personagens, interprete-os, crie efeitos sonoros, essas são algumas ideias para transformar a leitura em um momento realmente divertido.
Converse sobre a leitura
A conversa é outro ponto de interesse que as crianças percebem nos adultos ao seu redor. Quem nunca ouviu uma criança perguntar a um adulto sobre coisas que ouviu e não entendeu direito? Curiosidade é o que eles têm em comum.
Esta curiosidade pode e deve servir de porta de entrada para desenvolver o gosto pela leitura, despertando o diálogo e a capacidade de interpretação das situações.
Tenha uma rotina para leitura
Como qualquer outro hábito, a leitura é uma habilidade que precisa ser praticada no dia a dia, só assim a leitura se tornará parte do dia a dia do seu filho. Escolha um horário todos os dias para ler com seu filho, como antes de dormir.
Conheça as preferências da criança
Conhecer os interesses e preferências do seu filho é importante, isso facilita a recomendação de livros ou materiais impressos sobre determinado assunto.
Vale lembrar que é totalmente normal a criança pedir a mesma história por algum tempo, pois o cérebro dela precisa de muitas informações, por isso há essa necessidade de ler a mesma história várias e várias vezes.
Nesse sentido, as histórias em quadrinhos podem ser uma boa forma de incentivar a leitura em casa, lembrando sobre a necessidade de priorizar o conteúdo adequado à idade.
A escola é um lugar muito importante para fazer com que as crianças se interessem pela leitura e precisa ser trabalhado em conjunto com as famílias, gerando um ambiente de aprendizado amplo.
Então para começar hoje a trabalhar a leitura em casa, veja a nossa biblioteca online e estimule os pequenos nessa fase tão importante!
A biblioteca on-line da Escola Nova Geração busca enriquecer a aprendizagem das crianças no que se relaciona à aquisição e ao desenvolvimento da linguagem, exemplificando através do meio digital o uso de diversos recursos que podem ser explorados durante a interação da criança com os contos apresentados (diferentes formas de leitura; comentários em voz alta; integração entre voz, gestos faciais, manuais e corporais; posição do corpo e visualização do texto e da ilustração; jogos e atividades envolvendo o conteúdo linguístico abordado nos contos; etc.).
Este artigo foi útil? Compartilhe com outras mães e pais que precisam aprender a incentivar a leitura em casa.
Quer saber mais sobre a Nova Geração? Siga nosso Instagram: @novageracaoitu