Projetos
Projeto Pedagógico Nova Geração

A Educação Infantil tem sido foco dos educadores na área da pesquisa na pedagogia. Por tanto esta é uma fase escolar que tem sido valorizada pela ciência nestas últimas décadas. A Escola Nova Geração vem incorporando tais avanços, sem perder de vista os princípios e valores que sempre nortearam a Escola. De forma gera ...

confira       
      
Artigos
SE SUJAR FAZ BEM
Autor: Eliana de Barros Santos

A criança precisa se sujar até mesmo para poder aprender a se limpar!
Já está mais do que provado que a criança aprende através das sensações, e se ela não colocar a “mão na massa” fica apenas como expectadora da vida. Vivenciar e experimentar todas as sensações disponíveis no ambiente em que vive faz com que a criança adquira um repertório que lhe permite amadurecer.
Experimentar e testar estas sensações são importantes para o equilíbrio da saúde físicaRecente estudo feito por cientistas britânicos comprova que o contato e a exposição à terra estimulam a felicidade, além de melhorar o humor. Pesquisas comprovam que pacientes tratados com bactérias, normalmente encontradas no solo e não prejudiciais à saúde, sentem significativa melhoria na qualidade de vida.
Experiência com ratos, expostos a essas mesmas bactérias, detectaram aumento da produção da substância que provoca a sensação de felicidade, a serotonina. Estes dados são de um estudo realizado na Universidade de Bristol e publicado na revista Neuroscience.
Existe ainda a hipótese de que os fatores ambientais e as condições sócio-econômicas possam interferir na capacidade de defesa do organismo infantil ao impedir que as crianças entrem em contato direto com esses microorganismos que encontramos no solo.
Isto não significa que os cuidados com a higiene devam ser ignorados, mas devemos salientar que não devem ser supervalorizados para permitir que a criança entre em contato com esse mundo tão rico.
A criança precisa viver com liberdade para experimentar o mundo que a cerca. É importante que tenha o seu momento de se lambuzar com um sorvete; de botar os pés no chão para sentir aquela gostosa sensação de pisar no chão de terra, de grama ou cheio de pedrinhas que lhe provocarão os sentidos, desafiarão o seu equilíbrio de tal forma que esta estranheza lhe permita aprender e olhar por “onde pisa” literalmente.
No Colégio Global e Escola Globinho é respeitado o momento das crianças ficarem à vontade. A criança pinta o próprio corpo, sentindo a textura da tinta; no Parque de areia e na grama tem momentos para ficar descalças, brincar com a sensação da grama macia sob os seus pés delicados ou desvia das pedrinhas que encontra em seu caminho afinal estamos preparando pessoas capazes de enfrentar desafios constantes ao longo da vida e a escola é uma micro sociedade, um “mundinho”, onde a criança pode arriscar para errar e desta forma aprender.
O bom senso é sempre um bom caminho em busca do equilíbrio. A criança precisa ser protegida, mas merece ter preservado o direito de brincar com a terra, com o barro, a areia etc. Ela precisa se sujar até mesmo para poder aprender a se limpar!
Um bom começo é partir do princípio de que tudo pode ser limpo com água e sabão, então por que não? Roupa suja podemos lavar; os pés ficam encardidos, mas podemos lavar; o rosto se lambuza, mas podemos lavar. Enfim, não é justo lhes roubar este prazer de se sentir, de se explorar.
Proponho uma reflexão, pois é uma das boas coisas que podemos fazer por nossos filhos.
* Eliana Santos é Psicóloga, pedagoga e diretora pedagógica do Colégio Global/Escola Globinho em São Paulo

Rua Dr José de Paula Leite de Barros, 136. - Itu/SP - Fone: (11) 4025-8161 ou 2429-6971

Veja no Mapa
© 2009 - Escola Nova Geração - Itú-SP