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Projeto Culinária

O Objetivo deste projeto é despertar na criança não só a vontade de degustar os alimentos, mas também de conhecer as possíveis variaçôes e combinações de um prato, texturas, quantidades e sabores dos alimentos. Além de prazerosa é uma experiência muito interessante pois todos apreciam muito este momento! Hoje esta cada vez mais difíc ...

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Artigos
Lanche saudável sempre!
Autor: Rose Araújo - Revista Na Mochila


Lanche saudável sempre!
Aprenda a preparar uma lancheira nutritiva e melhore o desempenho do seu filho.
Por Rose Araujo
Revista Na Mochila - 5/2/2014
Lancheira bonita é lancheira saudável. De nada adianta escolher o modelo mais “fashion” da vitrine se seu filho vai levar dentro dela uma alimentação pobre em nutrientes e rica em gorduras, açúcar e corantes.
Pais e responsáveis pelos baixinhos devem ter sempre em mente que a alimentação saudável é requisito básico para que os pequenos cresçam fortes, bem-dispostos e livres de doenças cardíacas e endócrinas (como hipertensão e diabetes, por exemplo).
“A alimentação infantil deve suprir as necessidades nutricionais da criança para adequado crescimento e desenvolvimento e garantir qualidade de vida em curto, médio e longo prazo”, de acordo com o “Manual de Orientação – Lanche saudável”, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Cuidado com o sódio
É preciso estar atento não só aos excessos de gorduras e carboidratos, mais fáceis de serem identificados, mas também no conteúdo de sal dos alimentos. Isso porque a grande maioria dos produtos industrializados possui sódio em sua composição (para melhor conservação), o que acarreta uma sobrecarga desse mineral no organismo, responsável por problemas cardíacos e renais.
A dica é optar por itens saudáveis e naturais, como frutas, carboidratos complexos e bebidas leves. Assim, os pais evitam a obesidade, estimulam o crescimento e ajudam no aprendizado. “A escolha de certos alimentos para a composição da lancheira pode auxiliar no desempenho das crianças em suas atividades na escola”, diz Gisele Pavin, coordenadora de nutrição e saúde da Unilever.
O que evitar
De acordo com a nutricionista Camila Saramelo Viana, “uma alimentação saudável deve ter variedade, moderação e balanço”. Ela recomenda que os pais evitem disponibilizar nas lancheiras itens como doces, balas, frituras, guloseimas e bebidas gasosas.
Na dúvida, lembre-se de que o que o vem da natureza é sempre melhor do que os industrializados. Suco? Em vez de escolher os de caixinha, que tal preparar você mesma um com frutas naturais ou polpas congeladas? Frutas ou gelatina? As primeiras contêm mais nutrientes, são saborosas e garantem fibras para o bom funcionamento do intestino.
Conservar é preciso!
Para que o lanche esteja adequado para o consumo, é necessário tomar algumas medidas básicas. Por exemplo, os alimentos devem estar embalados, de preferência com um filmeplástico para evitar contato com o ar. “Em algumas escolas, os alimentos são armazenados em geladeira. Se não houver essa possibilidade, será necessário o uso de lancheiras térmicas”, destaca Camila.
No caso das frutas, o melhor é enviá-las para a escola com casca, para que não escureçam ou percam parte das vitaminas. “Alguns tipos de frutas escurecem por causa do contato com o oxigênio. Pode ocorrer a deterioração do aroma e a perda do valor nutricional. Nesses casos, acrescente suco ou gotas de frutas cítricas, como limão e laranja”, explica a nutricionista.
De acordo com dados do IBGE, o sobrepeso atinge 34,8% dos meninos e 32% das meninas na faixa etária de 5 a 9 anos. Já a obesidade foi constatada entre 16,6% dos meninos e entre 11,8% das meninas.
O que não pode faltar na lancheira?
 Um líquido
Para repor as perdas nas atividades físicas.
Sucos, chás, água de coco engarrafados ou em embalagem tetra-pack, preferencialmente sem açúcar.
 Uma fruta
Dê preferência às que podem ser consumidas com casca ou cuja casca pode ser retirada com facilidade.
Maçã, banana, pera, morango, uva.
 Um tipo de carboidrato
Para fornecer energia. Cuidado com a quantidade, pois é apenas parte do lanche.
Pães (integral, fôrma, sírio), bolachas sem recheio, bolos caseiros.
 Um tipo de proteína
Láctea, de preferência, e somente se for possível manter em temperatura adequada.
Queijos, requeijões, iogurtes.
Tipos de lanches
 Energéticos:
• Pães de farinhas integrais (aveia, grãos, centeio, integral, preto), pão sírio, pão francês com gergelim
• Bolos simples (de laranja, cenoura, maçã, fubá)
•Biscoitos doces ou salgados sem recheios
• Barra de cereais
• Geleia de frutas
 Reguladores:
• Frutas frescas da época, inteiras com casca e higienizadas (banana, maçã, pera, tangerina, uva, morango, goiaba, pêssego, ameixa).
 Construtores:
• Queijo branco, ricota, queijo cottage
• Leite e embalagem longa vida que garante durabilidade
• Iogurte
O que NÃO colocar na lancheira:
• Snacks e salgadinhos de pacote, Refrigerantes, Isotônicos, Balas, Bolos com recheios e cremes, Frituras, Bolacha recheada.

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